O Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente chegou ao seu 80º ano de fundação no dia 2 de junho. Não fosse a pandemia do Covid-19, estaríamos em festa. Autoridades como o governador do Estado João Doria, o prefeito de São Paulo Bruno Covas, assim como políticos e personalidades da região, constavam da lista de convidados para as solenidades alusivas ao aniversário. Observando as recomendações das autoridades da Saúde, cancelamos o programa, sublimando nossos intentos festivos.
Contudo, parte significativa do evento, qual seja a reverência solene de nossa história e daqueles que a fizeram, será levado a cabo. Temos profunda gratidão e respeito por nossos fundadores e pelos voluntários que fizeram do Círculo a entidade social mais pujante da região. Neste sentido, há que se destacar os padres holandeses dos Sagrados Corações, dentre os quais luziu o visionário padre Damião Kleverkamp (ss.cc.), primeiro pároco de Santo Emídio, iniciador das obras da Matriz e fundador do Círculo e do Colégio João XXIII. O exemplo de padre Damião e de seus companheiros de congregação criou raízes e frutificou.
Hoje, a entidade está instalada em magnífico prédio com 5 pavimentos, construído com recursos próprios. Nele funciona o Círculo Saúde que conta com 32 profissionais, dos quais 25 médicos que atendem em diversas especialidades. Também aí fica o comanando do Serviço Social da entidade, que tem sob sua responsabilidade a direção da Nossa Escola que atende 120 crianças e jovens com necessidades especiais, o Projeto Construindo o Futuro – Centro da Criança e do Adolescente que oferece a 180 crianças no contraturno escolar alimentação balanceada, oficinas de esporte e arte, atividades socioeducativas e lazer, e o Centro de Convivência e Acolhida de Famílias Damião de Molokai, com oficinas de geração de renda, grupos socioeducativos, orientação jurídica, Pólo de Prevenção à Violência Doméstica e Sexual, além da distribuição de leite e cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
No Projeto Construindo Futuro, nasceu uma das pérolas da entidade – a Orquestra Infanto-juvenil Vila Prudente composta por 40 crianças e adolescentes, sob a regência do maestro Lázaro José.
Falar do Círculo é também falar do seu Colégio João XXIII, prestes a completar 80 anos. Ocupando uma área de 16 mil metros quadrados no centro do bairro e cerca de 12 mil metros quadrados de área construída, a escola tem um dos mais modernos projetos políticos pedagógicos de São Paulo, afinado com o que há de mais atual nos meios educacionais. A escola oferece cursos do Mini maternal ao Ensino Médio, incluindo período integral.
Além de um rigoroso projeto pedagógico, o João XXIII possui 2 ginásios poliesportivos com 4 quadras oficiais e 3 piscinas aquecidas. Sua biblioteca recentemente inaugurada é considerada uma das melhores e mais bonitas da cidade. A escola destaca-se também pela atual implantação de aulas online que, mesmo após o tempo de pandemia, servirão de precioso apoio aos alunos.
Afora estes programas, o Círculo mantém grupos de convívio – Grupo de Terceira Idade Os Sapecas com 400 integrantes, Sociedade de Poetas de Vila Prudente e Coral Os Rouxinóis.
Desde sua fundação, o Círculo tem sido o representante da comunidade junto aos órgãos públicos, atuando como porta-voz de sua população. Em sua sede, por meio dos seus diretores, foram conseguidas diversas melhorias para o bairro, entre as quais destacamos a criação do Parque Lidya Natalizio Diogo, a Linha 2 do Metrô, o Monotrilho, a canalização de córregos, a desapropriação da área do Botafogo de Vila Bela, a construção da capela São José Operário na Favela de Vila Prudente e mais uma infinidade de pequenos e médios serviços.
Este passado de serviços e lutas nos serve como guia para o presente e o futuro.
O Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente é administrado voluntariamente por homens e mulheres da comunidade, eleitos pelo corpo associativo a cada 3 anos.
Diretoria Administrativa: Presidente – Newton Zadra, 1º Vice-Presidente – Antônio Carrieri, 2º Vice-Presidente – Maldi Maurutto, 3º Vice-Presidente – Irineu de Mula, 4º Vice-Presidente – Domingos Sanches, Secretária Geral – Janaína B. S. Valente, 1º Secretária – Cecília Pedro Barboza, 2º Secretário – Renato Salvatore Chiantelli, Tesoureiro Geral – Domingos Orestes Chiomento, 1º Tesoureiro – Oldenil Zanoni, 2º Tesoureiro – Emílio Carlos Pizzo, Diretora Social – Maria Thereza Neves de Mello, Assistente Religioso Leigo – Luiz Guglielmo.
Conselho Fiscal: Emir Pizzo, Marco Antônio Valezini e Salvador Patané.